5 tendências para o varejo em 2021 5 tendências para o varejo em 2021

As crises aceleram processos e impulsionam novos comportamentos. Com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, o mercado do varejo se viu num cenário jamais visto, desafiado a atender novas demandas do consumidor.

 

Em meio a tantas dúvidas, uma coisa é certa: quem já estava em transformação digital saiu na frente para atravessar a recessão e até mesmo se superou com resultados surpreendentes.

 

E o que esperar para 2021? Conheça 5 caminhos que farão toda a diferença no varejo:

Loja Autônoma

Como o próprio nome diz, a loja autônoma é quando o cliente compra de modo autônomo, independente. É uma opção tanto para lojas físicas híbridas, quanto para quiosques de autoatendimento, sem nenhum colaborador. Também tem se tornado febre em condomínios residenciais e comerciais, que pretendem proporcionar uma experiência de compra ou atendimento ágil e prático, disponibilizando o produto mais perto de onde o cliente está.

Por meio de um aplicativo instalado no celular do cliente, ele compra apenas bipando os códigos dos produtos, sem a limitação física do carrinho e sem filas, também pode levar na hora poucos itens a serem conferidos rapidamente sem passar no caixa ou compra sem sair de casa, apenas bipando os códigos de barra dos produtos que já estão na despensa ou geladeira. 

O Beepay é um desses apps que facilitam a jornada de compra dos clientes e é parceira da Softline.

 

E-commerce

A pandemia estimulou um maior consumo on-line, e com isso o e-commerce só vai ganhar mais força, com um consumidor mais dinâmico em busca de comodidade e facilidade. Segundo a pesquisa realizada pelo Movimento Compre & Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o  e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação a igual período do ano anterior. Sobreviver limitado ao ambiente físico se tornará cada vez mais difícil com esse panorama. O caminho é planejar a presença digital, identificar a solução que melhor atende os clientes e aproveitar o movimento digital de compra on-line. Nesse processo de pesquisa é fundamental incluir a escolha de um ERP para gestão financeira, das vendas e do estoque.

 

Marketplace

Se a venda on-line já está consolidada, o marketplace se mostra atrativo para os empresários atraírem e conquistarem mais consumidores e expandirem seus negócios. A plataforma líder no comércio on-line brasileiro e mais popular da América latina, o Mercado Livre, tem investido fortemente em logística e marketing, e por isso é tráfego garantido. Dependendo do segmento, vale a pena analisar e estudar a possibilidade de estar presente em outros grandes shoppings virtuais como Submarino, Americanas, Magalu e Walmart. 

 

Omnichannel

Criar uma relação estreita entre on-line e off-line, valorizando a experiência de compra, deixou de ser apenas uma opção estratégica e passou a ser uma necessidade. Afinal, o consumidor já é omnichannel, ele pesquisa em vários canais antes de decidir sua compra. Com a disponibilização de diferentes canais de comunicação interligados, o lojista personaliza o atendimento, disponibiliza comodidade e liberdade. Entre as empresas que tem se destacado no Brasil com essa estratégia estão o Boticário, Riachuelo, Centauro, Petz e Amaro.

 

Take-away, drive thru e delivery

É para comer aqui ou para levar? Essa pergunta explica o take-away, formato que dispõe ao cliente a opção de fazer o pedido por um dos canais da empresa (whatsapp ou aplicativos, por exemplo) e só ir ao estabelecimento para retirar. Se tornou mais popular e ajudou muitos bares e restaurantes a sobreviver no útlimo ano.

Representando o delivery, em agosto de 2020, o iFood, anunciou que chegou à marca de 39 milhões de pedidos ao mês durante a pandemia. A empresa também divulgou que percebeu mudanças nos padrões de comportamento do consumidor. Se antes atendia a pedidos principalmente para o almoço e jantar, pedidos de café da manhã aumentaram 133%.

O drive thru virou a principal alternativa dos lojistas de shoppings durante a quarentena e mesmo após a reabertura em algumas regiões, a modalidade continuou disponível, como mais uma opção para dar comodidade.

 

E sua empresa, está em dia com as transformações digitais para expandir e alcançar sucesso nos resultados em 2021?

 

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