BLOG
O que é um síndico profissional?
SoftLine
22/11/2019

Todos sabemos o quão importante é a presença de um síndico para um condomínio. Com papel essencial, muitas vezes o morador escolhido pelos condôminos para a função não possui o conhecimento necessário, ou mesmo não tem muito tempo livre para desempenhar as tarefas corretamente. É aí que entra a figura do síndico profissional. Mas, você sabe o que é um síndico profissional? E quais as habilidades que ele deverá ter para desempenhar essa função? Traremos todas as respostas pra você nesse texto.

 

O QUE É UM SÍNDICO PROFISSIONAL?

 

Primeiramente, é importante ressaltar que o Código Civil brasileiro trouxe uma mudança importante no ano de 2002. O artigo 1.347 da Lei 10.406/02 garante a presença do síndico profissional, pois antes disso só quem fosse condômino poderia se candidatar a essa vaga. O Síndico profissional nada mais é que uma pessoa contratada pelo condomínio para desempenhar a função de administração do local. Diferentemente do síndico que é morador do condomínio, a pessoa que é contratada pra essa função possui um vínculo profissional. A definição dessa contratação será feita em assembleia entre os condôminos. Entretanto, a contratação não isenta o condomínio de sempre estar atento a gestão desse profissional, pois a falta de cuidados gerará prejuízos aos moradores do local. HABILIDADES E CONHECIMENTOS QUE O SÍNDICO PROFISSIONAL PRECISA TER O síndico profissional nada mais é que um gestor. Por conta disso, ele precisará possuir características de liderança, organização, saber ouvir os condôminos, saber gerenciar crises, o que é bem recorrente em reuniões de um condomínio. Além disso, é necessário ter uma boa comunicação com os moradores. Além dessas características, o síndico profissional precisar ter um amplo conhecimento em:

 

• Direito;

• Contabilidade;

• Recursos Humanos;

• Administração;

• Finanças.

 

O síndico profissional existe para evitar problemas e dor de cabeça para o morador do condomínio. Muitas vezes, o síndico que é condômino possui um trabalho e resolve os problemas do condomínio no seu horário livre. Além disso, o morador possui laços emocionais com os outros moradores, já o síndico profissional trabalha sempre na imparcialidade e no diálogo isento entre as partes.

 

Você é um síndico profissional, que cuida das operações ou uma administradora de condomínio? Se sim, existe um software que facilitará a sua vida, o Condominium SL. O software foi desenvolvido especialmente para que você administre seus condomínios de uma forma mais simples. Com ele, você pode gerar recados e avisos, emitir boletos automaticamente, gerenciar reservas da área comum. Conheça o Condominium SL e administre o condomínio sem dores de cabeça e o melhor, sem nenhuma burocracia.


Comentários
Nenhum comentário encontrado
Deixe um comentário
Página Anterior