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Como definir os produtos para varejo?
SoftLine
12/02/2020

Você realiza a gestão dos produtos da sua loja? Essa prática é essencial e serve como estratégia da empresa para atingir as necessidades dos clientes e o posicionamento da marca no mercado. O investimento em tempo de análise e decisão sobre produtos que serão ofertados é importante e necessária, sendo sua loja nova no mercado ou já com algum tempo de experiência, pois irá interferir na lucratividade e em como os clientes enxergam a sua marca.

O chamado mix de produtos, que nada mais é que a variedade ofertada pela empresa, tem de ser planejado estrategicamente, pois essas mercadorias serão decisivas para sua força e competitividade no mercado. Um mix de produtos segmentado e amplo é o objetivo de toda loja. Por conta disso, alguns pontos devem ser levados em consideração:

 

Entenda o seu público-alvo:

 

Primeiro passo é entender o que você deseja vender e para quem. Para isso, pesquisas de mercado, análise de concorrência e estudo de dados são importantes para desenvolver o seu target.

Responder perguntas como: O cliente realmente precisa do meu produto/serviço? O preço está de acordo com a classe social estipulada? O que o produto tem de diferente dos outros existentes no mercado?

Tudo isso irá te ajudar a: traçar o perfil do mercado e do seu público; definir a sazonalidade e a região para suas vendas. Ao definir isso, verifique seu mix de produtos, se está coerente e utilize estratégias para reforça-lo.

 

Conheça a sua empresa

 

Outro passo importante é conhecer a sua empresa profundamente, a situação e as características. Sabendo disso, você entenderá o momento certo para expansão de produtos, se é viável ou não, além de saber sobre a capacidade de produção.

Outro fator necessário é analisar o histórico de vendas da sua empresa. Faça indicações de produtos que venderam bem no passado, o lucro gerado e custos de aquisição. Arquive todos os dados em um sistema de informação capaz de ajudá-lo no desenvolvimento de produtos adequados ao seu público-alvo.

 

Análise o mercado e a concorrência

 

Faça a lição de casa. Estudo sobre o mercado que você está ou vai estar inserido, conheça os seus concorrentes, veja o que eles fazem, tente implementar ideias, veja o que funciona e o que não funciona.  Você pode fazer isso analisando os produtos e serviços que são oferecidos, estratégias que são realizadas, e traçar o melhor caminho para você competir e superar seus concorrentes.

 

Análise e métricas

 

Os produtos ofertados na sua loja devem ser avaliados com métricas objetivas. Como assim? Eles devem ser estudados de acordo com a lucratividade, giro de estoque e margem de contribuição. Classifique seus produtos, identifique aqueles que dão maior impacto para seus resultados, porém não se esqueça que questões mais abstratas também podem influenciar no desempenho da loja, pois produtos com baixa margem de venda podem atrais pessoas ou alavancar outros produtos.

 

Portanto, fazer a gestão dos produtos em seu estabelecimento é muito importante. Ademais, existem softwares que te auxiliam nesse processo. Nós indicamos o SAC Varejo: um programa que o ajudará a ter indicadores de giro e margem de contribuição, ajudando a indicar os melhores produtos para seu negócio.


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