3 pontos essenciais para melhor performance na gestão de custos de sua aeronave 3 pontos essenciais para melhor performance na gestão de custos de sua aeronave

Empresários que sentem a necessidade de chegar a vários destinos de maneira ágil e eficiente recorrem cada vez mais para a aquisição de aviões particulares. Não à toa, o Brasil representa a segunda maior frota do mundo e, com o impacto que a pandemia provocou na aviação regular comercial, esse nicho dá sinais de crescimento.

Porém, junto das facilidades proporcionadas pelo próprio avião, também nascem os dilemas: como gerir todas as situações que envolvem essa operação? Para a comodidade não se reverter em estresse, definimos três pontos essenciais para ajudar na melhor organização:

 

1 - Faça uma boa administração de custos fixos
Assim como nas empresas, os custos fixos ligados à aeronave são aqueles menos suscetíveis a apresentar variações. Faça um levantamento de todos eles: a hangaragem, programas de manutenões, salário da tripulação, seguros, cursos, taxas administrativas e manutenção dos sistemas de comunicação. Com essas informações bem claras, você poderá fazer um melhor planejamento financeiro a longo prazo.

 

2 - Gerencie os custos variáveis
Como o próprio nome diz, esse tipo de custo não se mantém igual, ele se altera conforme a demanda, por exemplo, as despesas por trecho, tarifas de pouso, handling, hotel, combustíveis e comissárias (alimentação). Nada pode ser esquecido, quando não há um acompanhamento sério, com registro de tudo, não há como criar uma base sólida para avaliar os reais custos e impactos financeiros que a operação propicia aos proprietários de aviões.

 

3 - Faça uma boa gestão do CTM (Controle Técnico de Manutenção Aeronáutico)
Se um carro falha na estrada, o motorista tem a chance de parar e resolver a questão, mas e no ar?  Zelar pela vida e bom estado da aeronave é fundamental. O CTM já é obrigatório, de acordo com as horas de voos, então é preciso estar atento aos registros para que o controlador técnico ou mecânico aeronáutico faça as devidas manutenções preventivas de todos os aparelhos e componentes, inspeções entre horas de voo, datas, ciclos e também a inspeção Ad e Sb (recall das fabricantes).

 

E como no mundo dos negócios perder tempo não está na agenda, investir num sistema que proporcione o controle total dos custos e despesas com uma aeronave é imprescindível. A Dumont – SL é uma excelente opção, que integra vários serviços em um único software, possibilitando um trato bem profissional e prático para a questão.

Esse sistema emite alertas de operação, controle de custos e cobre uma série de informações importantes, tais como horários de partida e chegada, origem e destino dos trechos, tempo de voo, dados da tripulação e passageiros, distância em milhas e km e combustível consumido.

 

Também pode ser visualizada a quantidade de voos por piloto, despesas por aeronave, viagens por passageiros, quantidade de viagens por destino, e com isso, compreender o montante por grupos de despesas, total de despesas mensais, rateio de custos por cotistas, despesas por fornecedor e valores gastos por destino.

Com todas essas possibilidades, donos de aeronaves que também fazem o compartilhamento das mesmas, conseguirão fazer uma gestão mais transparente e profissional.

 

Conheça as soluções tecnológicas da Softline e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook - https://www.facebook.com/softlinebr
Instagram - https://www.instagram.com/softlinebr

Compartilhe:
Soft-line A Soft-line Soluções em Sistemas é uma empresa de sucesso especializada em serviços na área de desenvolvimento de softwares.

Horários Plantão Online
Seg. à Sex.: 18h às 22h
Sábado: 12h às 20h
Domingo: 09h às 13h
Telefone Plantão: (18) 98114-8659